domingo, 13 de julho de 2008

Neßmersiel

"Aurich fica pertinho do Mar do Norte...."
Essa é uma das referências que a gente usa para situar a cidade que a gente mora, quando nos perguntam.
E várias vezes nos ensaiamos para ir conhecê-lo e nao conseguimos concretizar nossos planos.
Mas aproveitando a visita dos pais do Igor e o aluguel de um carro, fomos a Neßmersiel* (se diz: Nessmearziel), que fica em torno de 25 km daqui.
Uma das coisas que dá para fazer, a partir de Neßmersiel, é atravessar o Mar do Norte a pé, quando a maré está baixa, e ir até a ilha de Baltrum. Todos os dias e em vários horários partem grupos (tem que tem guia), fazendo a travessia. A volta é quase sempre de barco, porque a maré sobe e nao é mais possível caminhar.
A gente ainda nao fez esse trajeto, mas está nos planos... Bem ao fundo desta foto, tem umas linhas brancas. Sao as ilhas que aparecem no mapa acima. Dá para visitar todas, dizem que sao muito bonitas.
Mas em se falando de praia, posso dizer que praia de alemao é beeeeem diferente das nossas...
A comecar que se paga para ir. E se paga pelas cadeiras.
As Strandkorb, ou "cestas de praia", sao bem comuns aqui. Claro que nao sao portáteis, mas têm nas lojas para vender, com precos que variam de 249 € a 899 €**. Eu acho elas muito legais, porque protege do vento (onipresente) e do sol, dá pra inclinar bastante, abrir as partes de baixo e espichar as pernas... Tem uns modelos que têm até mesinhas!! Sem falar que dá mais privacidade, principalmente numa terra onde topless nao é assim, uma coisa do outro mundo.
A gente teve sorte de pegar um dia bem ensolarado.
Quanto ao Mar do Norte, conhecemos ele de uma das formas menos atrativas: ele estava com a maré baixa. E maré baixa significa lodo, muuuuuito lodo! Eu nao agüentei a curiosidade e fui ver de perto. Louca de medo de escorregar (ih, e como resbala!!!!). Imagina eu, de roupa clara, preta de barro depois de um tombo!! (hahahahaha). Bom, mas fui. Acabei conversando com a senhora que aparece na foto e ela me deu uma dica ó-t-i-m-a: "pensa que é chocolate". Fácil, assim! Mas embora pareca, nao é nojento... é só abstrair a infinidade de coisas nojentas (algas e cia) que tu pode estar pisando. Pior que pisar no lodo, é lavar os pés e as canelas com água gelada!!! Bem pior!!! Ah, claro, fui até um pedaco e voltei sem cair!!!
Na foto ao lado, dá pra ver os pés embarrados. Fica como umas botinhas!!! hehehehe
Na foto grande, aparecem também duas pessoas atravessando o mar... Nao esquecer de reparar no bronzeado!!!

* Neßmersiel é um dorf (vilarejo) de Dornum. Em http://www.dornum.de/ tem mais informacoes sobre a cidade.
**bah, aqui também tem a praga dos 49, 99, 59 nos valores das coisas. Pô, pega e coloca logo 50, 00, 60. É mais fácil!

Um comentário:

Daiane Scaraboto disse...

Que luxo essas "casinhas" de praia - achei o maximo! Beijos pra voces :)