sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Nuremberg

Retomando o tour pela Alemanha:
Na companhia dos pais do Igor, fomos a Nuremberg, no sul da Alemanha, no Estado da Baviera.
Acho que todo mundo já ouviu falar algo de Nuremberg, mesmo que nunca tenha associado uma coisa a outra. A Faber Castell, por exemplo. Foi fundada lá. A primeira ferrovia alema ligava Nuremberg a Fürth, uma cidade vizinha. Nuremberg também é conhecida por sua antigüidade, que remonta o século XI. Ou, mais atual, pelos comícios do Partido Nazista, no pré-guerra e pela sua transformacao em sede oficial desse partido, depois que Hitler assumiu o poder. E, por fim, pelos Julgamentos de Nuremberg, após a Segunda Guerra.
Mas o que me encanta mesmo é seu aspecto medieval, no centro da cidade. Quem me conhece sabe o quanto me fascina a época medieval e tudo relacionado a ela. Entao, nem preciso dizer que adorei Nuremberg!!
As casas, as trocentas janelas nos telhados, bem mais íngremes, as cores... A arquitetura da cidade é bem diferente da daqui do norte da Alemanha!
A cidade também nao é plana e o centro é cercado por uma muralha medieval, construída para defesa na época, e um fosso.
No centro, há umas 3 igrejas, uma mais bonita e impressionante que a outra, o Markplatz e a Rathaus (prefeitura), onde há uma prisao medieval no subsolo. Quem se interessa por tortura, vai gostar. As celas sao escuras, pequenas e frias. E tem uma área em que estao expostas as ferramentas utilizadas para torturar pessoas. Pena (ou sorte, nao sei) que a gente nao entendeu toda a explicacao da guia. Mas a parte que entendemos é de assustar!
Na parte mais alta da cidade, fica o castelo de Nuremberg, em cima de uma montanha de arenito. É possível visitar uma parte do castelo (pagando, claro) e um museu com as parafernalhas usadas nas guerras medievais (armaduras, escudos, lancas, armas...). A outra parte do castelo é um hostel.
Bom, Nuremberg é uma cidade que vale a pena visitar. Nas fotos, em ordem, aparecem: a entrada da Altstadt Nuremberg; nas duas fotos seguintes, o rio Pegnitz, que divide o centro histórico em duas partes; alguns instrumentos de tortura, no subsolo da Rathaus; o Castelo de Nuremberg; vista parcial da cidade, a partir da torre do castelo.
Abaixo: vista lateral do castelo (nessa foto dá pra ver o aproveitamento da rocha na construcao); o fosso em torno do centro antigo; casa em estilo enxaimel ou fachwerk; torre do castelo; mais uns instrumentos de tortura (medo!);




















* pra saber mais sobre Nuremberg: http://www.nuernberg.de/ e http://pt.wikipedia.org/wiki/Nuremberga (a boa e velha Wikipedia!!!)
* pra saber sobre a Faber Castell: http://pt.wikipedia.org/wiki/Faber-Castell
* Hostel Jugendherberge Nürnberg: http://www.jugendherberge.de/jh/bayern/nuernberg/

Um comentário:

Daiane Scaraboto disse...

Adorei saber mais sobre a cidade - e as fotos estao otimas :)
estamos curiosos pra saber se voces vao pro brasil na mesma epoca em que a gente...tomara que possamos nos encontrar!
beijos